domingo, 7 de novembro de 2010

Caspa


A caspa é um estado descamativo do couro cabeludo que ocorre como consequência de uma reprodução demasiado acelerada das células do couro cabeludo. As escamas brancas que vemos são células mortas do couro cabeludo.
A caspa pode ser seca ou oleosa, dependendo do tipo de pele do couro cabeludo. A caspa seca forma escamas finas que caem facilmente sobre os ombros. Na oleosa, as partículas tendem a permanecer coladas à cabeça, em forma de placas.

Na maioria dos casos, a caspa ocorre quando um fungo inofensivo (que vive na nossa pele) se multiplica no couro cabeludo, causando uma irritação que acelera a renovação celular nesta região (um processo que, habitualmente, ocorre em ciclos de 28 dias).
Perturbado, o couro cabeludo produz demasiadas células que não têm tempo suficiente para receber os nutrientes essenciais, perdem coesão e desprendem-se, à superfície. Entre os factores desencadeantes deste processo estão o stress, a fadiga, a seborreia (hipersecrecção das glândulas sebáceas), as alterações hormonais e a poluição.

Mas existem formas de curar ou pelo menos torná-la menos visivel. A mais comum é utilizar um bom shampoo anti caspa, que podem ajudar a tratar este problema. Tambem se deve lavar bem o cabelo, podendo-se utilizar shampoo duas vezes se necessário e evite estar muito tempo sem lavar o cabelo devendo por isso lavar diariamente.
Se o problema for mais grave deve consultar um dermatologista para ele informar a melhor solução para si.

Abraço

André Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário